Psicologia

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos procurando princípios gerais que o expliquem.

Assim sendo, é importante diferenciar estes conceitos:

  • comportamento – atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem
  • processos mentais – forma como a mente humana funciona: pensar, planear, tirar conclusões, fantasiar e sonhar

A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores:

  • variáveis orgânicas – disposição genética, metabolismo, etc.
  • variáveis disposicionais – temperamento, inteligência, motivação, etc.
  • variáveis situacionais – influências do meio ambiente, da cultura, dos grupos de que a pessoa faz parte, etc.

O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam os processos mentais, já que eles são a sua base.

Portanto, o papel do psicólogo é observar e analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente. Posteriormente e em conjunto com ele irá identificar as causas dos problemas e rever os seus comportamentos inadequados ou menos adaptados.

Psicoterapia

A consulta de psicoterapia é um espaço por excelência na resolução de problemas. Sendo que assenta numa variedade de procedimentos e técnicas amplamente estudadas irá solucionar problemas de saúde mental, desafios emocionais ou distúrbios psicológicos.

Na consulta de psicoterapia, o processo é centrado no utente. Isto é, inicializa-se um processo de autoconhecimento. Posteriormente, ocorre uma transformação interna gradual.

Nestas consultas totalmente individualizadas são estabelecidos objetivos terapêuticos e compromissos. De acordo com objetivos e baseando-se nos princípios da aliança terapêutica, entre o profissional e a utente, ambos trabalham em conjunto na resolução das problemáticas. Em virtude da natureza da relação, não há lugar a conselhos para a mudança, como numa relação de amizade ou familiar.

Assim, a psicoterapia é mais do que falar de problemas. Portanto, é a busca por soluções ajustáveis à realidade de cada um. Estas são centradas, muitas das vezes, na aquisição de competências sociopsicológicas, os chamados ganhos terapêuticos.

A consulta de psicoterapia é limitada no tempo e altamente focada. Geralmente, ocorre uma vez por semana, em sessões com a duração de 45-50 minutos. Esta metodologia permite a consolidação de ganhos terapêuticos, assim como, um menor desgaste do paciente.

Consultas de Psicologia e Psicoterapia

A Psicologia e a Psicoterapia, apesar da diferente forma de abordar, têm como objetivo a:

  • resolução de problemas do quotidiano
  • resolução de conflitos interpessoais
  • melhoria da gestão das emoções
  • resolução de situações de stress familiar
  • resolução de situações de stress profissional
  • resolução de situações de ansiedade, depressão, fobias, obsessões, etc.

O psicólogo e o psicoterapeuta trabalham com o utente de forma bidirecional. Assim, neste processo terapêutico, a utente irá adquirir ferramentas que permitam o aumento de auto-estima e da atitude positiva no seu dia-a-dia. Adicionalmente, é trabalhada a postura em relação a si mesma e aos outros, permitindo que se conheça, se aceite e reajuste-se.

Como tal, é necessário, antes de mais, uma vontade do paciente em participar e colaborar no processo. Na nossa clínica, as utentes encontram um espaço seguro, sem críticas ou julgamentos, em que lhes é permitido expor os seus sentimentos e pensamentos. Asseguramos todo o sigilo e ética profissional.

Em suma, a Psicologia e a Psicoterapia irá trabalhar a resolução de sintomas associados à má gestão de emoções, stress, ansiedade e depressão. Concomitantemente, irá promover a adaptação da personalidade do indivíduo ao meio e à sociedade em que está inserido.

Em síntese, esta área clínica – Psicologia e Psicoterapia – centra-se fundamentalmente em:

  • Diagnóstico e tratamento da depressão, ansiedade, perturbações de humor, fobias, perturbação obsessiva compulsiva, stress pós-traumático, etc.
  • Processos de adaptação a doenças crónicas pessoais ou familiares
  • Processo de adaptação a novas realidades: divórcio, alterações profissionais, desemprego, luto, etc.
  • Gestão de problemas associados a baixa auto-estima
  • Perturbações de comportamento alimentar como anorexia e bulimia
  • Melhoria da capacidade de tomada de decisão ou resolução de problemas

Portanto, a Psicologia e a Psicoterapia é a solução que muitos precisamos para resolução dos problemas do dia-a-dia, os conflitos ou problemas nos relacionamentos, as situações de stress… Na nossa clínica conseguirá, com o apoio de um psicólogo/ psicoterapeuta, reduzir ou resolver o que sente e moldar alguns aspetos da sua personalidade de forma a ter melhor qualidade de vida!