A Psicomotricidade é uma terapia que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, em relação com o seu mundo interno e externo. Tem em conta as funções psíquicas e a motricidade do indivíduo. O foco das terapias de psicomotricidade é analisar os problemas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de aprendizagem, de comportamento ou psicoafectivos. Assim sendo, o psicomotricista estuda e compensa as áreas que se encontram inadequadas e inadaptadas.
As terapias usadas na Psicomotricidade são particularmente destinadas a bebés e crianças em fase de desenvolvimento, mas também à população geriátrica.
Situações em que se pode aplicar a terapia com psicomotrista:
- Perturbações de Desenvolvimento (Perturbação do Espetro do Autismo, Síndrome de Asperger, entre outros…)
- Perturbações de comportamento e aprendizagem ou imaturidade neuromotora
- Atraso de desenvolvimento
- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
- Défice Cognitivo
- Deficiência Motora
- Perturbações relacionadas com a ansiedade, o stress ou de foro psiquiátrico
- Situações patológicas como a doença de Alzheimer ou de Parkinson
- Cromossomopatias
- Gerontopsicomotricidade Preventiva: dirigida a idosos saudáveis, atuando de forma a evitar/atrasar a possibilidade de uma patologia.
- Gerontopsicomotricidade Terapêutica: dirigida a idosos com perturbações a nível cognitivo, motor, emocional e funcional.
Em síntese, o Psicomotricista realiza uma avaliação pormenorizada, identificando as capacidades e a as áreas afetadas. Posteriormente, a partir desta avaliação estabelece um plano de intervenção psicomotora. Na nossa clínica este processo é executado de forma altamente personalizada e adaptada proporcionando uma melhor qualidade de vida.