Uma forma inteligente de conhecer a sua gordura corporal

O exame de bioimpedância é uma forma inteligente de saber aproximadamente qual é a sua gordura corporal. O exame analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura. O método é utilizado como um complemento em consultas de nutrição para avaliar os resultados da dieta.

É um exame simples, que se faz colocando-se a pessoa em cima de umas placas de metal, uma espécie de balança, ou segurando umas placas de metal com as mãos. Uma corrente elétrica passa pelo corpo e a velocidade com que a corrente passa, através dos músculos e a resistência que o corpo faz a essa corrente, diz qual é a quantidade de gordura, de massa magra que cada pessoa tem.

Não se preocupe porque apesar de falarmos de corrente elétrica, não provoca qualquer choque.

O exame de bioimpedância pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses para se comparar resultados e verificar alguma evolução da composição corporal.

Para conseguir os resultados mais corretos possível de massa gorda e magra, o importante é que consiga manter condições semelhantes em todos os exames que efetuar. Por isso, deve seguir alguns conselhos:

  • Evitar tomar café,
  • Evitar atividade física cerca de 4 horas antes,
  • Deve beber 2 a 4 copos de água antes do exame,
  • Não deve beber bebidas alcoólicas nas 24 horas antes,
  • No caso das senhoras, não faça o exame no período pré-menstrual porque as alterações hormonais podem influenciar o resultado,
  • Não coloque creme nos pés e nas mãos porque isso pode dificultar a passagem da corrente da máquina para o corpo.

Neste processo de avaliação e para que esta seja o mais exata possível, a hidratação assume grande importância Se a hidratação não for adequada, o corpo tem menos água para a corrente elétrica circular e, logo, o valor de massa gorda poderá ser maior do que o real.

Quando existe retenção de líquidos, também é importante fazer este tipo de exame e quanto mais cedo melhor. O técnico que faz o exame deve ser informado até porque o excesso de água no corpo poderá levar a um aumento da quantidade de massa magra, o que não é real.

Além do peso e do Índice de Massa Corporal (IMC), os diferentes valores oferecidos pelo exame de bioimpedância são:

  1. Massa gorda
    Os valores recomendados de massa gorda variam de acordo com o sexo e a idade.
  1. Massa magra
    O valor de massa magra, normalmente é mostrado em Kg e indica a quantidade de músculo e água no organismo.
  1. Massa muscular
    Por norma, a massa muscular deve aumentar ao longo das avaliações de bioimpedância. Quanto maior for a quantidade de músculo, maior será a quantidade de calorias gastas por dia, o que permite eliminar mais facilmente o excesso de gordura do corpo e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.
  1. Hidratação
    O valor de referência para a quantidade de água é importante para saber se o organismo está bem hidratado, garantindo a saúde dos músculos, evitando cãibras, rupturas e lesões.
    Não se esqueça que deve ingerir cerca de 2 litros de água por dia para evitar ficar desidratado.
  1. Densidade óssea
    O valor de densidade óssea deve ser constante ao longo do tempo para garantir que os ossos estão saudáveis.
  1. Gordura Visceral
    A gordura visceral é a quantidade de gordura que está armazenada na região abdominal, em redor dos órgãos vitais, como coração. O excesso de gordura visceral é prejudicial e pode provocar várias doenças, entre as quais a tensão arterial alta, diabetes e insuficiência cardíaca.
  1. Metabolismo basal
    O metabolismo basal é a quantidade de calorias que o corpo gasta para funcionar.
    O valor é calculado partir da idade, sexo e atividade física que se introduz no aparelho antes do exame.
    Ter conhecimento deste valor é útil para quem está a fazer dieta, para saber quanto tem que comer, a menos, para emagrecer ou quantas calorias deve ingerir, a mais, para engordar.

Os aparelhos de bioimpedância também podem apontar a idade metabólica, ou seja, a idade para a qual a taxa de metabolismo atual é recomendada. A idade metabólica deve ser sempre igual ou inferior à idade atual para que seja um resultado positivo de uma pessoa saudável.