IncontiLase®
Um tratamento não invasivo, exclusiva da Fotona, para o tratamento da incontinência urinária de esforço e mista leve a moderada reduzindo/eliminando as perdas de urina.
É baseado na estimulação fototérmica não ablativa! É estimulada a neogénese do colágeno das paredes da vagina, provocando o encolhimento e contração do tecido da mucosa vaginal e fáscia endopélvica rica em colágeno e, consequentemente, aumentar o suporte à bexiga promovendo o retorno da função de continência urinária normal.
92.5% dos pacientes avaliaram a melhoria na sua continência em excelente ou significativa, 6 meses após o tratamento com laser Er:YAG e 78.5% dos pacientes estavam livres de sintomas (estudo da Dra. Sabina Sencar e Dr. Urska Bizjak-Ogrinc)
Antes / Depois
O que é a Incontinência Urinária de Esforço?
Incontinência Urinária de Esforço (IUE) é um problema comum nas mulheres que causa a perda involuntária de urina quando existe tosse, espirro, riso ou esforço, como correr ou subir escadas.
Quais são as causas de uma Incontinência Urinária de Esforço (IUE)?
A causa de perda involuntária de urina é devido ao enfraquecimento do mecanismo do fechamento uretral, que é a redução do tónus muscular do pavimento pélvico. Os principais fatores que contribuem para a Incontinência Urinária de Esforço são o número de partos, obesidade e envelhecimento.
Quais são as opções de tratamento tradicionais?
Até agora, a Incontinência Urinária de Esforço foi tratada de forma não invasiva através do treino da musculatura pélvica, conhecido por exercícios de Kegel, que são pouco efetivos, pois são exercícios que devem ser feitos diariamente. Incontinência Urinária de Esforço também é tratada de forma invasiva através de um implante cirúrgico conhecido como Fita Vaginal. Este procedimento exige hospitalização, tempo de recobro e pode causar complicações sérias.
A área médica está agora ser revolucionada por novos tratamentos não cirúrgicos com laser médico.
Em que consiste o tratamento incontinência urinária IncontiLase®?
Com esta técnica inovadora procede-se tratamento da incontinência urinária através de um efeito não-ablativo fototérmico sobre o colagénio e as paredes vaginais, causando reestruturação e estimulação na síntese de novo colagénio. Isto causa um estreitamento da parede anterior vaginal, que dá um maior suporte para a bexiga e o retorno normal da continência.
O procedimento não tem qualquer tipo de incisão ou dor, não há ablação de tecidos, cortes, sangramento ou suturas. Um manípulo especial, similar a o espéculo usado durante uma citologia vaginal, é inserido na vagina e a região vaginal é tratada com pulsos de laser sub-ablativo.
Pergunte ao seu médico sobre o tratamento a laser para a Incontinência Urinária de Esforço.
A que mulheres recomendamos o IncontiLase®?
- Mulheres com incontinência urinária de esforço leve a moderada.
- Mulheres com incontinência mista
- Mulheres com incontinência devido a predisposição genética para alterações dos tecidos de suporte
- Mulheres com alterações atróficas da vagina e uretra
- Mulheres com incontinência devido traumatismos urogenitais como partos complicados, cirurgias pélvicas ou acidentes, (ex: fratura da bacia)
Quais os benefícios do tratamento da incontinência IncontiLase®?
- Melhoria significativa na qualidade de vida
- Sem necessidade de preparação pré-operatória
- Procedimento minimamente invasivo
- Sem incisões, ablação de tecidos, cortes, perda de sangue ou suturas
- Praticamente indolor
- Sem necessidade de anestesia
- Procedimento rápido e cómodo
- Rápida recuperação e sem necessidade de precauções pós-operatórias e sem necessidade de utilização posterior de antibióticos
- Retorno imediato da mulher às atividades diárias normais
- Segurança
- Elevada taxa de sucesso
- Grande satisfação das mulheres com o tratamento
O procedimento IncontiLase® tem a certificação de conformidade CE para o tratamento da incontinência urinária de esforço.
Por último é importante referir que o número de sessões, habitualmente é de duas sessões espaçadas de um mês. Como é um tratamento que atua ao nível do envelhecimento dos tecidos de suporte do pavimento pélvico, a longo prazo irá necessitar de manutenção que poderá surgir, consoante a pessoa, após um ano… havendo registos de repetição do ciclo após dois anos em alguns casos.