Bioestimulação com Plasma Rico em Plaquetas
Bioestimulação é o nome dado à estimulação biológica das funções do fibroblasto (célula fundamental que determina a estrutura e qualidade da pele).
A ativação biológica do fibroblasto é induzida principalmente pelos fatores de crescimento e essa ativação conduz à síntese de colagénio, elastina e ácido hialurónico (elementos essenciais da estrutura cutânea). É estritamente necessária a presença dos precursores naturais destes elementos (aminoácidos) e podemos conseguir um melhor resultando com o aporte exógeno destes elementos.
As plaquetas são células sanguíneas obtidas após a sua centrifugação do nosso sangue. No seu interior encontram-se os fatores de crescimento epidérmicos que estimulam a formação de colagénio na pele, sem risco de alergias nem efeitos adversos.
Recomenta-se a combinação com tratamentos que estimulem a formação de colagénio de forma física como o Fotona 4D, FaceCare By Exilis Elite, FaceShock, Dermapen em zonas de rugas mais profundas ou Peelings Podemos também melhorar o resultado quando combinado com sessões de Mesoterapia facial com Eletroporação com vitaminas e ácido hialurónico.
Recomenda-se a associação de suplementos via oral, com antioxidantes (coenzima Q-10, vitaminas, oligoelementos, etc) e com aminoacidos especificos (prolina, lisina e glicosamina) que assegurem a disponibilidade necessária para a síntese do colágeno, elastina e ácido hialurónico.
Indicações
Previne o envelhecimento cutâneo e oferece uma revitalização global da pele, especialmente da cara e pescoço, melhorando o aspeto, a textura, o tónus, a cor, o brilho, o toque, etc.
Revitaliza a pele e melhora a aparência das cicatrizes, dos poros e de pequenas manchas existentes na face e pescoço. A luminosidade é o efeito mais notado pelos pacientes despois do tratamento.
Descrição do Tratamento
Os fatores de crescimento são proteínas produzidas pelo organismo humano. São mediadores biológicos que regulam funções essenciais à regeneração e reparação dos tecidos. São produzidos nas plaquetas sanguíneas que os transportam aos locais onde são necessários.
As plaquetas são relativamente fáceis de obter e mediante a sua manipulação adequada podem constituir uma fonte importante de fatores de crescimento.
A primeira parte do tratamento consiste na obtenção de uma pequena amostra de sangue, depois centrifuga-se essa amostra numa centrifugadora preparada para a obtenção do plasma rico em plaquetas. Após a obtenção do plasma é importante a sua ativação, contribuindo para o seu enriquecimento em fatores de crescimento. Posteriormente são realizadas microinjeções, muito superficialmente por baixo da pele.
Sessões
O protocolo é específico para cada paciente em função do grau de envelhecimento e das características da sua pele. No entanto, recomenda-se a realização de 1 sessão mensal, num período de 3 meses.
A sessão dura aproximadamente 45 minutos (anestesia, colheita da amostra sanguínea, infiltração do plasma).
Manutenção
Recomenda-se repetir o tratamento uma a duas vezes por ano.
Efeitos Secundários
Podem aparecer alguns hematomas e eritema totalmente transitórios e em qualquer um dos casos, fáceis de disfarçar com maquilhagem.
Neste tratamento não existe nenhum tipo de reação alérgica porque é um produto obtido do próprio paciente.