Com o Fotona SP Dynamis Pro pode remover-se com segurança e eficácia lesões pigmentadas, como queratoses, através de uma suave ablação da epiderme e da derme superficial, de maneira controlada e relativamente sem sangue. Estudos clínicos mostram que os lasers Er: YAG são muito eficazes no tratamento de queratoses, com melhoria clínica e histológica de até 93% após um único tratamento.
Algumas das perguntas mais frequentes que os utentes fazem aos dermatologistas são sobre as lesões pigmentadas. As lesões pigmentadas benignas são as mais comuns e por razões estéticas, são desagradáveis à maioria das pessoas. Entre as lesões comuns mais desagradáveis estão a ceratoses, pintas, sardas, manchas de sol e melasmas.
As manchas do sol são descolorações da pele (hiperpigmentação) inofensivas, achatadas e castanhas, que geralmente aparecem nas costas das mãos, pescoço e rosto em pessoas com mais de 40 anos. Estas manchas revelam a idade de uma pessoa e são causadas pelo excesso de exposição solar ao longo dos anos, sem proteção adequada. Melasma é uma caracterizada por manchas pigmentadas (escuras) no rosto que, geralmente, são por flutuações hormonais devido à gravidez ou uso de contracetivos orais.
Os tratamentos normais de clareamento da pele tornaram-se possíveis graças ao avanço das tecnologias de laser médico. Ao utilizar terapia a laser não invasiva, é possível tratar eficazmente estas condições da pigmentação da superfície da pele, tais como melasma, manchas do sol e manchas escuras irregulares, devido à produção excessiva de produção de melanina na epiderme da pele.
O tratamento a laser oferece um meio eficaz para a remoção de lesões pigmentadas. O tratamento é rápido e indolor, e não há necessidade de agulhas ou anestesia.
O laser funciona ao marcar o pigmento castanho, ou melanina, presente nos diferentes pontos da pele. O pigmento absorve a energia do laser e espalha esta pelos diferentes tecidos da pele. O resto é feito pelo próprio sistema imunológico do corpo, as células de limpeza, como os macrófagos que digerem o excesso de pigmento e limpam a área.
O laser Nd:YAG (1064nm) são usados para remoção de manchas do sol, uma vez que o comprimento de onda é absorvido pela melanina na área. Uma vez tratadas as lesões não voltam. No entanto, o tratamento a laser não pode travar o envelhecimento da pele e o aparecimento de novas manchas podem aparecer com tempo. Para lesões de pigmentação mais difíceis de serem tratadas, como por exemplo o melasma, os laser Nd:YAG ou Q-Switched (comprimento de onda curto e alta potência) são muito mais eficazes, permitindo que a remoção do pigmento ocorra sem destruição de pele – uma característica única que também possibilita outras áreas de tratamento, como a remoção eficaz e segura de tatuagens multicoloridas. Embora em alguns casos mais complicados, como a remoção de queratoses e sinais da pele, seja necessária remoção de pele – ablação.
Vantagens da remoção de lesões pigmentadas com tratamentos a laser:
- Seguro e eficaz
- Não sangra ou há cicatriz
- Melhora a tonicidade e textura da pele
- Não precisa de anestesia
- Resultados duradouros